Anunciamos as landing pages da AppsFlyer: removendo a fricção das jornadas social media-to-app

Por Elan Freedberg
landing pages appsflyer - quadrado

Na última década, as redes sociais se afirmaram como uma força motriz essencial para a geração de lead, instalações e negócios.

Os aplicativos de redes sociais geram anualmente bilhões de instalações de aplicativos, permitindo que profissionais de marketing e desenvolvedores de aplicativos aumentem sua base de usuários e se engajem com clientes existentes. Além disso, aplicativos fornecidos pelo Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e outras plataformas sociais oferecem versatilidade na maneira como eles ajudam as marcas a atingirem seus objetivos ao longo dos estágios do funil – desde o reconhecimento até a aquisição, o engajamento e muito mais.

Dada a importância das redes sociais no mix de marketing de qualquer marca, não é preciso dizer que qualquer experiência de usuário que cobre a jornada social media-to-app deve ser excepcional e que todas as atividades pré e pós-instalação devem ser mensuráveis.

Mas, infelizmente, as coisas não são tão simples; profissionais de marketing mobile, gerentes de produtos e desenvolvedores de aplicativos que buscam transferir prospectos e clientes de suas propriedades de mídias sociais para as experiências de aplicativos — e em especial aqueles que buscam roteá-los (ou direcioná-los diretamente) para o aplicativo em si — encontram obstáculos.

Quando os links falham, a atribuição também falha

Por que isso acontece? O motivo é simples e até coerente. As plataformas de redes sociais trabalham duro para garantir que os usuários fiquem – e não se desviem – de seus aplicativos. Então, em alguns casos, quando os usuários tentam sair, eles se deparam com uma experiência do usuário muito abaixo do ideal, que normalmente ocorre na forma de jornadas interrompidas e pontos de atrito.

Isso é o que acontece com frequência quando publicações de redes sociais incluem deep links, principalmente quando envolvem Universal Links (deep linking padrão da Apple, configurado em dispositivos de iOS 9+). Quando os usuários clicam nesses links, eles costumam falhar; isso leva a pontos de atrito na jornada do cliente, que aparecem na forma de mensagens de erro, caixas de diálogo e usuários sendo direcionados a destinos inesperados. Em troca, esse atrito leva a uma reação em cadeia de frustração, abandono, oportunidades perdidas e taxas de conversão menores.

Essa é uma situação claramente inaceitável para os usuários. Mas também é algo indesejado para uma marca, uma vez que ela não pode mensurar a atribuição de maneira precisa; jornadas do usuário interrompidas resultam em erros na atribuição e na não atribuição.

Landing pages da appsFlyer ao resgate

O que alguém que está focado na aquisição e no crescimento pode fazer? É aqui que entra o novo recurso de Landing Pages da AppsFlyer.

Com as Landing Pages, os profissionais de marketing possuem um jeito simples de garantir experiências do usuário excelentes, oferecendo um caminho ininterrupto para clientes que fazem a jornada da rede social até o aplicativo da marca.

O recurso das Landing Pages faz a transferência ininterrupta dos usuários que clicam em um deep link de publicações em redes sociais e/ou em stories do Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e WeChat diretamente para uma landing page (página inicial).

Essa landing page na web mobile pode mostrar uma “prévia” — por exemplo, descontos de produtos, vendas especiais para feriados, e outros — do conteúdo in-app. A exibição desse conteúdo é uma forma comprovada de reforçar o engajamento com clientes, que são atraídos pela “prévia” do que eles verão no aplicativo. E por que isso funciona? Quando as pessoas sabem o que esperar, maiores são as chances de que elas se engajem com o conteúdo caso ele seja exibido a elas novamente ao longo de sua jornada como cliente.

As Landing Pages incluem um deep link do OneLink que direciona os usuários para o caminho apropriado:

  • Usuários que possuem o aplicativo serão direcionados para o conteúdo in-app.
  • Usuários que não possuem o aplicativo serão direcionados para a App Store.

Com as Landing Pages, todos saem ganhando: usuários felizes, clientes felizes e profissionais de marketing felizes.

O que mais as landing pages podem fazer?

Como foi mostrado acima, as Landing Pages ajudam os profissionais de marketing a oferecerem uma experiência do usuário ininterrupta, além de métricas de atribuição precisas. Mas elas podem fazer muito mais:

  • Faça o design de criativos para agilidade experimental: Testes tipo A/B dependem da agilidade e de iterações. As Landing Pages permitem que profissionais de marketing e gerentes de produtos desenvolvam e lancem criativos rapidamente, para serem testados e aperfeiçoados com base na performance.
  • Compare as performances nas plataformas de redes sociais: A criação de diferentes links para cada plataforma de rede social permite que os profissionais de marketing entendam e comparem a performance nos diferentes aplicativos de redes sociais, landing pages e campanhas.
  • Customize e personalize: Os profissionais de marketing podem criar rapidamente landing pages distintas para diferentes fontes, segmentos e campanhas, além de monitorar facilmente a performance das diversas landing pages.

Como funcionam as landing pages?

Com a ferramenta do editor WYSIWYG, fazer o design e customizar landing pages é muito fácil. Profissionais de marketing e desenvolvedores de aplicativos podem aproveitar a agilidade recém-descoberta, executando rapidamente as landing pages, sem que seja necessário pedir recursos de desenvolvimento para fazer o design e publicar o conteúdo.

Aqui está um exemplo que mostra como é fácil fazer o design e personalizar uma landing page para uma campanha de Black Friday:

Como criar uma landing page personalizada para deep linking com a appsflyer

Voilà! Agora você possui uma landing page e pode usar os deep links, incluindo os Universal Links, em suas publicações em redes sociais sem correr o risco de oferecer uma experiência ruim.

E ainda tem mais. Por definição, o OneLink é um componente integral da solução geral da AppsFlyer. Isso significa que métricas como CTR, instalações, LTV e mais são mostradas em visualizações claras para essas Landing Pages, que são impulsionadas pelo OneLink.

Elan Freedberg

Elan é um gerente de marketing de produtos que possui mais de duas décadas de experiência auxliando empresas de tecnologia de todos os portes a levar seus produtos para o mercado, focando no valor, mensagem e narrativa do produto principal. Em seu atual cargo como gerente sênior de marketing de produtos na AppsFlyer, ele busca melhorar a experiência de clientes e usuários por meio da criação de jornadas digitais simples e fáceis. Quando não está no escritório, Elan adora passar o tempo com a família - principalmente na natureza - além de ser um skatista experiente e um aspirante a surfista.
Background
array(4) {
  ["title"]=>
  string(78) "Receba notícias de marketing e insights de especialistas direto em seu e-mail"
  ["buttons"]=>
  array(2) {
    ["button1"]=>
    array(7) {
      ["enabled"]=>
      bool(true)
      ["text"]=>
      string(11) "Inscreva-se"
      ["url"]=>
      string(0) ""
      ["style"]=>
      string(34) "btn btn-primary btn-primary--white"
      ["size"]=>
      string(6) "btn-lg"
      ["target"]=>
      string(29) "popup-newsletter-subscription"
      ["id"]=>
      string(0) ""
    }
    ["button2"]=>
    array(7) {
      ["enabled"]=>
      bool(false)
      ["text"]=>
      string(0) ""
      ["url"]=>
      string(0) ""
      ["style"]=>
      string(0) ""
      ["size"]=>
      string(3) "btn"
      ["target"]=>
      string(5) "_self"
      ["id"]=>
      string(0) ""
    }
  }
  ["image"]=>
  array(24) {
    ["ID"]=>
    int(106354)
    ["id"]=>
    int(106354)
    ["title"]=>
    string(11) "img-cta-ziv"
    ["filename"]=>
    string(15) "img-cta-ziv.svg"
    ["filesize"]=>
    int(12525)
    ["url"]=>
    string(68) "https://www.appsflyer.com/wp-content/uploads/2021/04/img-cta-ziv.svg"
    ["link"]=>
    string(45) "https://www.appsflyer.com/pt/img-cta-ziv-3-2/"
    ["alt"]=>
    string(4) "blog"
    ["author"]=>
    string(1) "3"
    ["description"]=>
    string(0) ""
    ["caption"]=>
    string(0) ""
    ["name"]=>
    string(15) "img-cta-ziv-3-2"
    ["status"]=>
    string(7) "inherit"
    ["uploaded_to"]=>
    int(0)
    ["date"]=>
    string(19) "2021-04-27 14:36:47"
    ["modified"]=>
    string(19) "2022-10-02 14:16:22"
    ["menu_order"]=>
    int(0)
    ["mime_type"]=>
    string(13) "image/svg+xml"
    ["type"]=>
    string(5) "image"
    ["subtype"]=>
    string(7) "svg+xml"
    ["icon"]=>
    string(62) "https://www.appsflyer.com/wp-includes/images/media/default.png"
    ["width"]=>
    int(576)
    ["height"]=>
    int(469)
    ["sizes"]=>
    array(18) {
      ["thumbnail"]=>
      string(68) "https://www.appsflyer.com/wp-content/uploads/2021/04/img-cta-ziv.svg"
      ["thumbnail-width"]=>
      int(290)
      ["thumbnail-height"]=>
      int(170)
      ["medium"]=>
      string(68) "https://www.appsflyer.com/wp-content/uploads/2021/04/img-cta-ziv.svg"
      ["medium-width"]=>
      int(300)
      ["medium-height"]=>
      int(300)
      ["medium_large"]=>
      string(68) "https://www.appsflyer.com/wp-content/uploads/2021/04/img-cta-ziv.svg"
      ["medium_large-width"]=>
      int(768)
      ["medium_large-height"]=>
      int(1)
      ["large"]=>
      string(68) "https://www.appsflyer.com/wp-content/uploads/2021/04/img-cta-ziv.svg"
      ["large-width"]=>
      int(1024)
      ["large-height"]=>
      int(1024)
      ["1536x1536"]=>
      string(68) "https://www.appsflyer.com/wp-content/uploads/2021/04/img-cta-ziv.svg"
      ["1536x1536-width"]=>
      int(576)
      ["1536x1536-height"]=>
      int(469)
      ["2048x2048"]=>
      string(68) "https://www.appsflyer.com/wp-content/uploads/2021/04/img-cta-ziv.svg"
      ["2048x2048-width"]=>
      int(576)
      ["2048x2048-height"]=>
      int(469)
    }
  }
  ["section_settings"]=>
  array(1) {
    ["hide"]=>
    bool(false)
  }
}
Receba notícias de marketing e insights de especialistas direto em seu e-mail